O meu telefone celular

O meu celular é um telefone pequeno muito simples que uso no dia-a-dia. O conceito telefone celular refere-se a um aparelho de comunicação que por via de ondas electromagneticas permite a transmissão de voz e dados.

Aprendi na disciplina de biologia que as células são as menores unidades dos seres vivos, com formas e funções definidas. Foi nessa disciplina que ouvi pela primeira vez o conceito celular derivado de células estudados no organismo humano. Em 1990 assistia telejornal em casa do meu vizinho, era a única casa na comunidade que tinha a corrente eléctrica, TV, aparelhagem de som. Num belo dia enquanto assistia naquela casa rolou uma reportagem sobre a tecnologia de telefone celular que vinha revolucionar a próxima década, sendo um aparelho simples, pequeno e sem fio.

Voltei para casa fui dormir pensando no assunto, mais tarde recordei que aprendi na disciplina de biologia sobre células porém fiquei cada vez mais confuso.

Então, porque celular?

Será que também é composto por células que estudei na disciplina de biologia? Será que tem alguma relação?

Contudo naquele tempo não tinha acesso a internet, nem sabia que existia uma forma de pesquisar e ter os resultados da pesquisa todavia fui ter com o meu melhor amigo, perguntei se sabia da existência do tal telefone celular e como era o seu design! Ele não sabia e nem conseguiu ter a resposta, resolvi dar tempo ao tempo, fui cuidando dos meus assuntos.

O dia passou, durante a calada da noite, a consciência vem comecei a refletir e recordei-me do nada.

E agora!

Dia seguinte fui ter com os mais velhos que por sinal eram os mais experientes, com a maior esperança de ter uma resposta dessa inquietação. Todavia eles também não sabiam pior porque nunca tinham sidos matriculados numa escola para estudar e nem viram a reportagem que passou no telejornal.   

O tempo passou com um olhar bem atento no desenvolvimento da tecnologia celular, ficava sempre atento quando a conversa fosse de tecnologia celular, até que vi num belo dia na secretaria da faculdade uma funcionária conhecida com o tal celular na mão. Aproximei e perguntei a senhora, ela disse que acabava de levantar nos correios de Moçambique, não falou mais nada, porém apenas fiquei a observar aquele pequeno aparelho que estava nas mãos dela e já recebia ligações.

Definitivamente a minha dúvida ficou sanada. Já tinha visto um telefone celular por perto.

Os anos passaram. Uma nova década chegou com a evolução das tecnologias de informação e de comunicação, surgiram de forma exponencial várias marcas de telefones celulares, modelos, com múltiplas funcionalidades, inúmeros aplicativos, redes sociais ate que chegou a vez de ter o meu tão desejado telefone celular.                                                                     

                                                                                                                   Wau veja só é uma bombinha!!!

Bombinha

Bombinha sim, hoje em dia chamam assim, tornou numa gira popular, não podemos negar!

Não pesquisei mais sobre a origem do nome celular mais sabia que, na actualidade, o telefone celular tornou-se a unidade fundamental para comunicação e convívio de todos os seres humanos na sociedade tecnológica. Essa evolução permitiu com que cada um pudesse comprar o seu para devido uso.

Existe pessoas que usam o celular para se divertir, outras para trabalhar, se informar ou conversar. Seja qual for o motivo, a maioria já tiveram contacto com o celular, ou então com seus queridos antepassados, o telefone fixo.  

O tempo passou até que em 1994 o IBM revolucionou cada vez mais, o mundo dos celulares por trazer o primeiro “ Smartphone”, com tela touch e um design tão bom quanto suas funcionalidades. Até aqui já tinha o meu telefone celular. Como funciona a tecnologia de telefone celular?

Em 2005 os celulares começaram a ser mais usados com mais de 300 milhões de aparelhos vendidos no mundo, o Nokia 1100 faz sucesso sendo o um dos mais vendidos talvez por ser um telefone simples, barato que vinha com lanterna e o famoso jogo da cobrinha.

Evolução de telefones celular

O meu primeiro telefone celular não era carro, não era touch, não era bonito, era resistente e com perfeita comunicação, o meu telefone celular já não roubavam apesar de vivemos nos dias maus, dias em que os valores morais estão a esgotar, tempo em que já não existe o verdadeiro amor pelo próximo, talvez algumas pessoas que confessam fé religiosa chamariam de tempo de Apocalipse, todavia foi nesse tempo que consegui o meu telefone celular que para muitos já não era novidade e passaram de foerma pejorativa chamarem de ”Bombinha”. Não me importava do nome que deram apenas como o meu primeiro telefone celular constitua um orgulho para mim, até a data de hoje tenho o meu telefone celular. A bombinha é o meu orgulho. 

                                                                                                                      Autor: Titos Filimone Sitole












Comentários